Visitas Desde 18/11/2011:

estatisticas gratis

Guia de Serviços

Aqui você encontra os serviços essenciais e toda estrutura de nossa região!
Acesse aqui o Guia de Serviços

Nosso blog

Acompanhe os fatos marcantes de nossa região. Fatos e cenas do nosso cotidiano.
Acompanhe nosso Blog

Galeria de fotos

Conheça um pouco mais da Zona Norte, pela perspectiva de seus moradores!
Visualizar galeria

Serviços Úteis

Encontre os endereços dos Correios, Delegacias, Sabesp, Subprefeituras e outros.
Veja as informações.
***** Atenção: Leia as íntegras dos principais Projetos de Lei apresentados pelos vereadores - abaixo em "Acontece/Registros" ==/== Curta e compartilhe o Facebook do BlogZonaNorte: http://www.facebook.com/blogzonanorte com vários álbuns de fotos das notas publicadas ***** Atenção Moradores e Estudantes de Jornalismo - Seja nosso correspondente-voluntário na sua rua, bairro ou comunidade. Queremos registrar em notas e fotos o que acontece na sua região. Mande perfil e dados para contato@blogzonanorte.com.br ***** Atenção - Se a sua empresa e/ou serviço não consta aqui, envie e-mail: cadastro@blogzonanorte.com.br. A INCLUSÃO É GRATUITA. ***** Mande notícias de eventos esportivos, sociais e culturais: contato@blogzonanorte.com.br ***** Ajude-nos a coletar informações de serviços diferenciados: contato@blogzonanorte.com.br ***** ***** Mande e-mail cadastro@blogzonanorte.com.br.****
Quinta, 22 Dezembro 2011 15:49

Os cuidados com os alimentos estragados

Alimentos estragados ou locais com falta de higiene podem causar problemas de saúde -
 Lojas desorganizadas, com presença de insetos, sujas, vendedores com unhas longas ou frutas "machucadas" podem fazer com que 2012 comece com alguns problemas para a saúde. Todo cuidado é pouco na hora de fazer compras para as festas de fim de ano. A  Secretaria Municipal da Saúde (SMS) alerta o consumidor: é preciso estar atento no supermercado, na feira ou nos quiosques que vendem alimentos prontos  para o consumo. E, para evitar problemas, o ideal é observar regras simples e que fazem a diferença.

Segundo Martha Virgínia Gewehr Machado, da subgerência de Vigilância em Alimentos da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA), antes de comprar, o consumidor  deve observar as condições de limpeza  e organização da loja ou barraca e prestar atenção à higiene e aos hábitos dos manipuladores de alimentos. Verifique se eles estão com os cabelos protegidos, uniformes limpos e bem conservados. Detalhes como a ausência de uniformes, mãos sujas, unhas longas e cabelos soltos demonstram a falta de cuidado na fase do preparo e da entrega dos produtos.

Outro aspecto que deve ser notado são as condições gerais dos equipamentos de conservação dos produtos refrigerados e congelados, que podem  indicar se o alimento é realmente  mantido nas temperaturas adequadas. Martha Virgínia explica que os refrigeradores, congeladores, vitrines expositoras, ilhas e gôndolas devem estar limpos, sem excesso de gelo, nem superlotação, isto é, com produtos acima da capacidade do equipamento.

A superlotação impede a circulação adequada do ar frio, obstruindo a saída e entrada de ar frio no sistema, impedindo a manutenção correta das temperaturas, comprometendo e prejudicando a qualidade dos produtos.  Os equipamentos devem ter um termômetro visível, assim o consumidor pode comparar se as temperaturas de conservação recomendadas pelo fabricante nos rótulos estão sendo atendidas. "Não compre produtos congelados amolecidos, com deformações, embalagens molhadas, acúmulo de líquido e cristais de gelo. São indícios de descongelamento. Fique atento às carnes congeladas. É fundamental que as embalagens estejam íntegras, sem líquido, água ou gelo, cor rosada ou avermelhada, pois isso pode ser sinal de recongelamento do produto e mau funcionamento dos equipamentos", alerta Martha.

 

Olho no rótulo -  E para saber se um alimento está em condições adequadas de conservação e armazenamento, o consumidor tem de aprender a ler o rótulo. Nele, estão indicados a procedência do produto (onde e por quem foi fabricado), a forma de conservação ideal e o prazo de validade. A embalagem deve informar, também, as características nutricionais, que permitem a sua comparação com outros produtos da mesma linha.  Nas feiras, além de observar a higiene das barracas e do feirante, é necessário verificar as condições gerais do produto. As frutas e os legumes precisam ser firmes e não podem estar machucados.  Os ovos devem estar com a casca íntegra, sem trincas, rachaduras e sem resíduos que indiquem falta de higiene do fornecedor. Não compre ovos com a casca rachada!

Nos veículos que vendem pasteis, cachorro-quente, caldo de cana, é importante que exista uma pia para higiene das mãos dos manipuladores. Estes veículos devem ter Cadastro na COVISA, e a pia é um dos itens obrigatórios exigidos na inspeção veicular. Observe se todos os ingredientes estão protegidos de poeira, moscas e outros insetos.

 

É possível avaliar se o alimento está em boa condição de consumo observando se ele tem a aparência e cheiro adequados:

Peixes: consistência firme; cheiro e cor característicos; as escamas devem ser brilhantes, unidas entre si e estarem fortemente aderidas à pele, não soltas, guelras róseas ou vermelhas, úmidas e intactas, olhos brilhantes e vivos, preenchendo toda órbita por completo.

Crustáceos: aspecto geral brilhante e úmido, corpo em curvatura natural, rígida, artículos firmes e resistentes; carapaça bem aderente ao corpo e resistente, não solta, coloração própria e sem pigmentação estranha, olhos vivos e cheiro próprio e suave;

Carne bovina: consistência firme; cor vermelha viva, sem escurecimentos, manchas esverdeadas ou outras cores estranhas ao produto;

Carne de porco: consistência firme; cor rósea; cheiro suave;

Frango: consistência firme; cor da pele variando do branco ou amarelo, não pode ter manchas azuis ou verdes e os miúdos não podem estar pegajosos;

Legumes, verduras e frutas: é preciso que estejam firmes e frescos e que sejam bem lavados antes do consumo. Atenção, quando estes alimentos forem consumidos crus, sem cozimento e ingeridos com a casca, além de lavar bem devem ser higienizados com produtos a base de cloro indicados para este fim, observando a diluição do produto e o tempo de imersão de acordo com indicação do fabricante.

Bacalhau salgado e seco: sem bolor, nem pontos ou manchas avermelhadas, sem limosidade superficial, amolecimento, odor (pútrido) forte e desagradável.

Embutidos: a cor deve ser original, sem fungos, não pegajosos, sem aparência de melados. Salsicha e linguiça não podem ter bolhas de ar ou apresentar líquidos. Embutidos embalados a vácuo devem estar fortemente aderidos à embalagem, não soltos e com líquidos.

 

Os produtos industrializados têm um rótulo informativo que deve ser observado para conhecimento da origem de fabricação, do registro e para verificar a validade. Os que passarem da validade são impróprios para o consumo, independentemente do tempo de vencimento. É importante, também, consumir os alimentos assim que preparados, sem deixá-los sobre o fogão ou sobre a mesa por muito tempo.

Logo após a refeição, as sobras devem ser guardadas  imediatamente na geladeira em potes bem tampados, de preferência rasos. Isto facilita a circulação do ar frio e o resfriamento rápido das sobras. Recomenda-se que o prazo para consumo das sobras não ultrapasse três dias.

 

Lanche quente - Nos restaurantes e nas lanchonetes, o consumidor deve estar atento à procedência do que lhe é servido. Por exemplo, a maionese nunca deve ser caseira, apenas industrial, o que significa que o alimento passou por um processo térmico que garante melhor conservação. Outro detalhe: a comida servida deve estar quente, de preferência acima dos 60 graus, temperatura que evita a proliferação de bactérias.  A ingestão de alimentos contaminados  devido a problemas com o manuseio, a embalagem ou o armazenamento  pode ocasionar danos à saúde. O principal é a intoxicação alimentar. Os sintomas são náusea, dor abdominal, vômito, diarreia, febre, dor de cabeça e cansaço.

Os locais que não estiverem em condições apropriadas podem ser multados e /ou interditados. O valor da multa varia de 100 a 500 mil reais. O trabalho é feito pelas "ações programadas" e a partir da denúncia da população, pelo telefone 156.

  

DICAS PARA COMPRAR E CONSUMIR ALIMENTOS:

  (*)  Verifique o espaço da sua geladeira ou freezer antes de fazer a lista de compras;

(*)  Deixe as compras para a última atividade do dia. Inicie pelos alimentos que não necessitam de refrigeração ou congelamento;

(*)  Cuidado com as promoções. Muitas delas são de alimentos próximos do vencimento do prazo de validade. E lembre-se! Após abertura da embalagem original, o tempo de vida útil e o prazo de validade do produto diminuem consideravelmente. Veja no rótulo as instruções de conservação e o prazo de consumo do produto após a abertura da embalagem;

(*) Atenção! As embalagens protegem e conservam os alimentos. Portanto, não compre produtos com embalagens amassadas, enferrujadas, estufadas, com furos ou vazamento, bebidas e leites tipo UHT com lacres rompidos, conservas cujo líquido esteja turvo, com espuma, produtos embalados a vácuo, com embalagens não aderidas totalmente ao produto;

(*)  Após as compras,  vá imediatamente para casa. Nunca deixe os produtos no carro ou sob o sol. No caso de entrega em domicílio, recomenda-se levar consigo os alimentos refrigerados e congelados;

(*)  Em casa, guarde rapidamente os produtos refrigerados e congelados. Deixe por último os alimentos que serão mantidos em temperatura ambiente;

(*)  Consuma os alimentos logo após ficarem prontos. Recomenda-se que não ultrapasse de uma hora a permanência dos pratos quentes prontos para o consumo sobre a mesa. As sobras devem ser refrigeradas e consumidas preferencialmente em até três dias reaquecendo por completo toda a preparação.

 

 

 

Anuncie aqui

Anunciar no Blog Zona Norte é fácil e traz resultados eficientes, pois é um site direcionado aos moradores de nossa região.Para mais informações, entre em contato com nossa equipe.

Buscar

Já curtiu?

Facebook Jornalístico e Exclusivo da Zona Norte de São Paulo compartilhando com o Portal BlogZonaNorte -- 24 horas no ar, todos os dias da semana!

Previsão do Tempo

Redes Sociais

 

blogzonanorte

Divulgue sua empresa

Utilize os serviços gratuitos do Guia de Serviços de nosso site para aumentar a visibilidade de sua marca.